Páginas

INAUGURADO PRIMEIRO RECIFE ARTIFICIAL DA EUROPA


Talvez um dia aconteça na Praia de Faro,...

"Os surfistas de Boscombe, no Reino Unido já podem desfrutar de boas ondas cuja formação é potenciada pela construção do recife artificial...


Foi inaugurado na passada segunda-feira, 2 de Novembro, o primeiro recife artificial da Europa, localizado em Boscombe, Bournemouth, no Reino Unido.

Após vários adiamentos devido a problemas técnicos e às condições do mar desfavoráveis, a Royal National Lifeboat Institution (RNLI) fez os testes a 1 de Novembro e no dia seguinte, com boas condições meteorológicas e de mar, oficializou-se a inauguração.

O recife está localizado a 220 metros ao largo da costa tendo sido construído com 55 sacos gigantes de areia, que no total ocupam o espaço de um campo de futebol e que actuam como uma rampa gigante para as ondas.

O engenho potencia a formação das ondas elevando-as e melhorando a sua formação que podem atingir os 50 metros de comprimento consoante o swell existente.

Desta forma, irão existir mais dias de surf com ondas consistentes e de melhor qualidade para surfar. As ondas em Boscombe são geralmente pequenas e fracas e quebram perto da areia mas graças ao recife, quando a ondulação chegar, haverá muitas e boas ondas para os surfistas.

Devido ao vento predominante em Boscombe, o engenho foi construído para formar direitas. Mas com a direcção de swell certa também poderão surgir esquerdas com 15 metros de comprimento.

O recife irá ser observado pela Universidade de Plymouth que estudará a sua performance para avaliar se proporciona as condições esperadas para o surf.

Entre os muitos benefícios da construção do recife artificial estão o aumento de surfistas neste local e a consequência positiva para o comércio e turismo, a protecção da faixa costeira, o aproveitamento para remodelar a zona da costa, o fomento da prática dos desportos de ondas e a nível da biodiversidade é um local onde há criação e alojamento de várias espécies marinhas.

Recorde-se que no âmbito de um protocolo entre a Câmara Municipal de Cascais, o Instituto Superior Técnico, pela mão do Prof. Pedro Bicudo, e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, encontra-se em curso o estudo da viabilidade de implantação de um recife artificial para melhorar as condições para a prática do surf na praia de S. Pedro do Estoril."

http://bbtotal.com/page101.asp?ID=284&seccao=news

1 comentário:

Daniel's Photos disse...

Sinceramente como "border" assíduo da praia de Faro espero que algo do género nunca venha a acontecer na praia de todos, pois já nos bastam os putos das "escolinhas" armados em "locals" e os que se acham locals só porque estacionam os jeeps e vw's junto ao muro, carregados de pranchas sem nunca entrar na água (mantendo o cenário para quem passa). Mas descansado fico pois além da bemdita tacanhice portuguesa, existe também a falta de dinheiro por parte do município que tem muito onde gastar de ,forma útil, sem ser para satisfazer os caprichos "faraónicos" dos "pseudoplayboys" dos 20 aos 40 que usam o surf e bodyboard como moda. tudo isto e muito mais que não vale a pena aqui argumentar, NUNCA se fará tal "obra".